BRAZILIAN JIU JITSU

HISTÓRIA

A palavra Jiu-Jitsu, jujitsu ou jujutsu (柔術é de origem japonesa onde significa "suavidade" ou "brandura" e jutsu, significa "arte" ou "técnicaO Jiu-Jitsu é uma arte marcial de origem japonesa. Ela é voltada para o ataque e autodefesa, porém não há utilização de armas em sua prática.  Utiliza como principais técnicas golpes de alavancas, torções, imobilizações e pressões para derrubar e dominar o oponente.

Sua origem, como sucede com quase todas as artes marciais vetustas, não pode ser apontada com total certeza, o que se sabe é que seu principal ambiente de desenvolvimento e refino foi nas escolas de samurais, a casta guerreira do Japão, contudo, outros levantam a hipótese de que o jiu-jitsu já seria praticado na Índia. Acredita-se que o jiu-jitsu foi introduzido no Japão, no século XVII, pelo monge chinês Chen Yuan-Ping.

A finalidade de sua criação foi a situação na qual, no campo de batalha ou durante qualquer enfrentamento, um samurai pode acabar sem suas espadas ou lanças, daí que ele precisava de um método de defesa eficiente.

Basicamente, no jiu-jitsu usa-se a força (própria e, quando possível, do próprio adversário) com os princípios de alavancas, o que possibilita que um lutador, mesmo sendo menor que o oponente, consiga vencer.
A arte marcial ganhou novos rumos quando um célebre instrutor da escola japonesa Kodokan decidiu ganhar o mundo e provar a eficiência de seus estrangulamentos e chaves de braço contra oponentes de todos os tamanhos e estilos: Mitsuyo Maeda, um filho de lutador de sumô nascido no povoado de Funazawa, cidade de Hirosaki, Aomori, no Japão, em 18 de novembro de 1878, e falecido em Belém do Pará a 28 de novembro de 1941.

Eterno defensor das técnicas de defesa pessoal do Jiu-Jitsu, Maeda embarcou para os Estados Unidos em 1904, em companhia de outros professores da escola de Jigoro Kano. À época, graças aos laços políticos e econômicos entre Japão e EUA, as técnicas japonesas encontravam grandes e notórios admiradores em solo americano. Em 1903, por exemplo, o presidente Theodore Roosevelt tomara aulas com o japonês Yoshiaki Yamashita. Nos EUA, o ágil japonês começou a colecionar milhares de combates e adversários tombados pelo caminho, em países como a Inglaterra, Bélgica e Espanha, onde sua postura nobre fez nascer o apelido que o consagrou, Conde Koma. De volta à América, o lutador fez diversas apresentações e desafios em países como El Salvador, Costa Rica, Honduras, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Chile e Argentina. Em julho de 1914, o valente japonês de 1,64m e 68kg, segundo consta, desembarcaria no Brasil para fincar raízes e mudar a história do esporte.
Mitsuyo Maeda
Maeda colecionaria histórias saborosas em terras brasileiras. Após rodar pelo país, o faixa-preta de Jiu-Jitsu se estabeleceu em Belém do Pará. Certo dia, encarou o desafio de um capoeirista conhecido como “Pé de Bola”, de cerca de 1,90m e quase cem quilos. Maeda não se fez de rogado e ainda deixou o ousado rival portar uma faca na luta. O japonês desarmou-o, derrubou e finalizou o brasileiro. Conde Koma, como se tornou tradição entre os professores de Jiu-Jitsu, também lançava desafios para rivais famosos do boxe. Foi o que fez com o afamado boxeador americano Jack Johnson, que jamais aceitou a luta.
Foi Koma, ainda, que promoveu o primeiro campeonato de Jiu-Jitsu do país, na verdade um festival de lutas e desafios para promover o esporte desconhecido.
PRINCIPAIS ESCOLAS JAPONESAS DE JIU-JITSU

- Araki-ryu
- Daito-ryu aiki-jujutsu
- Hontai Yoshin-ryu
- Sekiguchi Shinshin-ryu
- Sosuishitsu-ryu
- Takenouchi-ryu
- Tatsumi-ryu
- Tenjin Shinyo-ryu
- Yagyu Shingan Ryu
- Yoshin Ryu


PRINCIPAIS ASSOCIAÇÕES DE JIU-JITSU

- Liga Brasileira de Jiu-Jitsu




SISTEMA DE GRADUAÇÃO - FAIXAS



  

Idades mínimas para praticantes entre 04 e 15 anos

Branca – qualquer idade
Grupo 
Cinza (faixa cinza e branca, faixa cinza, faixa cinza e preta) – 4 a 15 anos.
Grupo Amarelo (faixa amarela e branca, faixa amarela, faixa amarela e preta) – 7 a 15 anos.
Grupo Laranja (faixa laranja e branca, faixa laranja, faixa laranja e preta) – 10 a 15 anos.
Grupo Verde (faixa verde e branca, faixa verde, faixa verde e preta) – 13 a 15 anos.

Idades mínimas para praticantes a partir de 16 anos

Branca – qualquer idade.
Azul – 16 anos ou mais.
Roxa – 16 anos ou mais.
Marrom – 18 anos ou mais.
Preta – 19 anos ou mais.
Vermelha e preta – 50 anos ou mais.
Vermelha e branca – 57 anos ou mais.
Vermelha – 67 anos ou mais.

Quer saber mais sobre o sistema de graduação do Jiu Jitsu?

Acesse: Sistema Graduação 柔術

Nenhum comentário:

Postar um comentário