NOVA UNIÃO

NOVA UNIÃO JIU-JITSU foi fundada na cidade do Rio de Janeiro (BRASIL) na década de 1990, época que as competições de Jiu-Jitsu tornavam-se populares. ANDRE PEDERNEIRAS (faixa preta em Jiu-Jitsu e Judô) que foi aluno de Carlson Gracie teve uma forte equipe em Botafogo (zona sul) e juntou-se com a equipe do Mello Tênis Clube de Jiu-Jitsu (zona norte), dirigida por WENDELL ALEXANDER (faixa preta em Jiu-Jitsu) que foi aluno de Sebastião Ricardo, que por sua vez foi aluno do Mestre Oswaldo Fadda, uma das poucas pessoas a treinar no Brasil com SENSEI MAEDA do Japão.

Pederneiras e Alexander se conheceram num campeonato de Jiu-Jitsu onde ambos tiveram seus times competindo. Em diversas ocasiões seguintes se encontraram e tornaram-se bons amigos. No começo Alexander teve um atleta inscrito em um torneio no qual não poderia estar presente, na ocasião perguntou para Pederneiras se poderia ajudar seu atleta na sua ausência. Esta foi a primeira vez que um competidor da equipe de Alexander lutou pela equipe de Dedé. Três meses depois foi Pederneiras que não poderia estar presente em  e seus atletas competiram pela equipe de Alexander. Depois disso os dois chegaram à conclusão de que eram mais fortes quando trabalhavam juntos, assim decidido pela fusão das duas equipes passariam a se chamar de NOVA UNIÃO.


Linhagem:


EXPANSÃO INTERNACIONAL


Em 1995, a Nova União desembarcou pela primeira vez  nos Estado Unidos. Uma parceria entre John Lewis e Andre Pederneiras na cidade de Las Vegas. A partir desta localização, novas filiais foram construídas tendo a frente instrutores como: Toni Pontes em Arkansas, Renato (Charuto) Veríssimo no Havaí e Gustavo Dantas no Arizona. Todos os três sendo faixas pretas (black belts) como Andre Pederneiras, que começou originalmente ensinando na J-Sect Jiu-Jitsu, escola John Lewis. Dentro de poucos anos, a equipe teve uma linha local, nacional e internacional gerando campeões do mundo, culminando como a equipe vencedora do TEAM DIVISÃO no Campeonato do Mundo de 1997.

MMA - MIXED MARTIAL ARTS | ARTES MARCIAIS MISTAS

Com muitos atletas sem renda vindo de famílias humildes, o MMA parecia ser uma alternativa viável de fonte de renda para os atletas da NU. André Pederneiras, através de seus contatos com a comunidade de MMA japonesa (Pederneiras lutou no Japão nos anos 90), se tornou o promotor para o Shooto no Brasil, uma organização prestigiosa de MMA com fortes raízes no Japão, famosos por representar os pesos leves no MMA nos primórdios do esporte. Através do Shooto, André conseguiu lançar alguns de seus mais talentosos atletas de MMA. Como Pederneiras estava cuidando da parte de MMA do time, André Marola assumiu como instrutor na matrix no Rio de Janeiro. Muitos dos melhores lutadores de MMA da NU começaram subindo pelos rankings do Shooto Brasil, nomes como Renan “Barão”, Ronys Torres, Willamy Chiquerim, Dudu Dantas e muitos outros.



Atletas em destaque:

» José Aldo (Campeão Peso Pena do UFC)
» BJ Penn (Ex-Campeão no peso leve e médio do UFC)
» Eduardo Dantas (Campeão Peso Galo do Bellator)
» Leonardo Santos (Campeão do TUF Brasil 2, Lutador do UFC)
» Renan Barão (Ex-Campeão Peso Galo do UFC)
» Caio Magalhães (Lutador do UFC)
» Claudia Gadelha (Lutadora Invicta FC)
» Diego Nunes (Ex-Lutador do UFC, Lutador do Bellator)
» Hacran Dias (Lutador do UFC)
» Johnny Eduardo (Lutador do UFC)
» Jussier Formiga (Lutador do UFC)
» Marcos Galvão (Lutador do Bellator)
» Marlon Sandro (Lutador do Bellator)
» Paulo Thiago (Lutador do UFC)
» Ronny Markes Lutador do UFC)
» Thales Leites (Lutador do UFC)
» Yan Cabral (Lutador do UFC)

NOVA UNIÃO 
柔術 CEARÁ

No Estado do Ceará (Nordeste/Brasil) a equipe NOVA UNIÃO é liderada pelo paraense GUILHERME SANTOS, faixa preta 4° grau diplomado pela CBJJ, que há mais de 20 anos está radicado no Ceará. 
Guilherme Santos e Dana White

Guilherme dos Santos Melo
Natural: Abaetetuba - PA - BRA

Natalício: 15 de agosto de 1973

Graduado em Educação Física, Guilherme Santos é professor de Jiu-Jitsu e treinador de grandes lutadores de MMA como Anderson Dentão, André Galo, Alexandre Macaco, Antonio Samuray, Carlos Índio, Caio Magalhães, Cristovão, Eduardo Cachorrão, Jamil Silveira, Maicon William, Mario Pimba, Maurilio Touro, Neto Fúria, Ricardinho, Thiago Maia, Willie Santiago, dentre outros.

Iniciou nas artes marciais treinando judô e por intermédio de um amigo que treinava com Andre Pederneiras começou a treinar Jiu-Jitsu no ano de 1989 após participar de um campeonato substituindo um atleta NU no Rio de Janeiro. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário