Engana-se quem acreditam que o Brasil é considerado apenas o país do futebol. Foi aqui que o jiu-jitsu japonês foi adaptado com as alavancas do grande mestre Hélio Gracie, e disseminado para o mundo, tornando o esporte conhecido como Brazilian Jiu-jitsu.
Atualmente o Brasil é um grande exportador de atletas da arte suave, que migram para o exterior em busca de patrocínio e melhor divulgação do seu trabalho.
![]() |
| Ranking Masculino IBJJ 2014 |
Divulgado pela IBJJ (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation), o Ranking Mundial de Faixa Preta Masculino é de deixar qualquer brasileiro orgulhoso. Do 1º ao 26º colocado, todos são atletas Brasileiros.
Quem lidera a disputa é o Tri campeão Absoluto e categoria Marcus Buchecha, seguido por Bernardo Faria que também é 3 vezes campeão mundial e já liderou o ranking em Fevereiro e Março de 2013. O terceiro lugar é do sinistro Rodolfo Vieira, 5 vezes campeão Mundial IBJJ e Hexa campeão World Pro.
São ídolos para todos os estilos e categoria. Nesse esporte os brasileiros dominam. E pra quem acha que esse mérito é apenas para os homens, as mulheres brasileiras mostram através do Ranking Feminino de 2014 que também sabem muito sobre a arte suave.
![]() |
| Ranking Feminino IBJJ 2014 |
Se no futebol ainda sonhamos em gritar o Hexa, no jiu-jitsu a imbatível Gabi Garcia é 9 vezes campeã Mundial, 6 vezes campeã Panamericano, 7 vezes Campeã mundial Abu Dhabi. E pra quem ainda duvida do sexo frágil a segunda colocada, Luiza Alzuguir traz um currículo com 5 títulos mundiais. Michelle Nicolini é dona do 3º lugar com 8, isso mesmo, 8 títulos mundiais só na faixa preta.
No jiu-jitsu brasileiro não falta taleto! E há quem acredite que o Brasil é apenas o país do futebol. Para os praticantes da arte: "no país do futebol, o gramado é nosso tatame!"


Nenhum comentário:
Postar um comentário