domingo, 11 de maio de 2014

PARA QUE SERVE O PROTETOR BUCAL?


Se você pensou: Para proteger a boca e os dentes! Será?

O fato de serem colocados na boca leva naturalmente que o leigo ache que sua finalidade é a proteção da boca (lábios, dentes e a mucosa). Na verdade, por muito tempo os boxeadores também tinham essa opinião. Foi só depois que alguns treinadores mais atentos observaram que um boxeador que perde com facilidade seu protetor também é um boxeador que é facilmente nocauteado.

Segundo dados da American Dental Association o protetor bucal previne cerca de 200.000 lesões por ano só no futebol americano. O protetor bucal é um dispositivo de proteção da boca para atletas amadores e de alto desempenho. Apesar do nome, sua função não se restringe somente a proteção dos dentes.
Mas respondendo a primeira pergunta, atualmente as maiores finalidades dos protetores bucais modernos são ajudar a evitar lesões cerebrais, lesões das juntas do queixo, fraturas da mandíbula e a herniação da coluna cervical. Bem atrás em importância, vem a proteção dos dentes, gengivas e lábios. 
Quais são os tipos de protetores bucais?

São basicamente três tipos: Protetores bucais pré-fabricados; protetores do tipo "ferve e morde" e protetores bucais feitos sob medida. 

Os protetores bucais pré fabricados e os do tipo ferve e morde, são limitados na sua função, pois geralmente existem poucas opções de tamanho (P, M e G somente). Os protetores do tipo "ferve e morde" também tem limitações de tamanho, e quando o atleta morde o protetor, a estrutura acaba afinando justamente onde deveria ficar mais reforçado. Já o protetor feito pelo dentista é o mais adequado e de melhor proteção, pois é confeccionado sob medida.
Também tem importância decisiva a técnica de fabricação do protetor e o tipo de material usado. Contudo, por enquanto, compararemos sua capacidade de proteção de acordo com o tipo de estrutura: convencional ou de junta do queixo. 

A figura abaixo mostra os aspectos básicos:

1º figura (sem protetor) | 2º figura (com protetor bucal Simples) | 3º figura(protetor bucal duplo)

De qual material o protetor é fabricado? Qual é o melhor?

» Borracha e cautchu (praticamente, coisas do passado)
» Silicone
» EVA (Etileno Acetato de Vinil)

Hoje, o material de escolha para confecção dos protetores bucais é o EVA (Etileno Acetato de Vinil). Tem excelentes propriedades de dissipação dos golpes ao contrário dos materiais mais baratos que transmitem a força dos golpes. Permite um molde perfeito, desde que usemos calor e uma prensa a vácuo. Trata-se do melhor material atualmente usado em protetores. 
Para quem frequenta academia de MMA, AcademiaBoxe, Boxe Tailandês ou Muay Thai, joga Rugby ou Handebol, o mais indicado são os protetores de 6 a 8mm de EVA no arco superior. Já o jogador de futebol, basquete, hóquei,  pólo aquático, pilotos de motocross, skate, patins, bicicleta, judo, jiu-jitsu, educação física indica-se o uso de protetores de 3 a 5mm de EVA no arco superior.
Se você quer melhorar a performance (explosão muscular, ganho em desempenho) e diminuir o estresse muscular (produção de cortisona, ácido lático), praticantes de pilates, yoga, corrida, praticantes de golfe, fisiculturismo, ciclismo, tênis indica-se o uso do protetor bucal de 3mm de EVA na arcada superior e inferior.
Quem usa aparelho fixo também pode usar o protetor bucal?

Quem faz uso do aparelho fixo DEVE utilizar o protetor bucal pois qualquer machucado, lesão com o aparelho ortodôntico se tornam extremamente dolorosas.

RESUMINDO


» Pré-moldados e que vem em tamanho único ou em dois tamanhos.


» Ferve-e-morde: feitos em tamanho único e de um plástico deformável pelo calor. A personalização é feita mordendo-o depois de aquecido. O ajuste, contudo, é precário e a espessura do protetor tende a afinar exatamente nas partes onde deveria ficar mais reforçada. Apesar de serem 90% dos protetores vendidos, eles devem ser evitados.

»Molde artesanal simples personalizado feito manualmente por dentista. Bem melhor qualidade que os tipos anteriores, mas inferiores aos seguintes.

» Personalizado feito com prensa a vácuo a partir de uma lâmina de plástico

» Personalizado multi-laminado feito com prensa a vácuo de alta pressão. São os melhores,  conseguem ficar tão justos nos dentes que precisamos fazer força para tirá-los. A multilaminação consegue com que eles fiquem com cerca de 3 milímetros de espessura nos pontos onde é mais crítica a proteção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário