sábado, 21 de novembro de 2015

ALIMENTAÇÃO CERTA PARA PRÁTICA DO JIU-JITSU

A alimentação é a fonte de energia fundamental para qualquer atividade física, quanto mais balanceada, maiores serão os benefícios ao corpo do atleta. No jiu-jitsu não é diferente, um esporte que exige o máximo do atleta, o que se ingere é fundamental para sua performance, para recuperação entre os treinos e para seu sistema imunológico. A falta de atenção à alimentação pode interferir no rendimento durante uma competição ou até mesmo nos seus treinamentos e o que é mais grave, causarem problemas de saúde decorrentes da prática esportiva. Treinos constantes e competições podem causar desgastes e estresse para os quais o corpo não está preparado.

Diante de uma variável extremamente importante para o atleta do jiu-jitsu, conversamos com o nutricionista Marcelo Lacerda, especialista em nutrição esportiva, para compreender um pouco mais sobre o que ingerir para melhorar o rendimento no esporte. 


O acompanhamento nutricional é importante pois elabora um plano de alimentação saudável, respeitando os hábitos alimentares do atleta ou esportista. A alimentação está relacionada não somente ao tipo de esporte, mas também à intensidade e duração da atividade, levando em considerações variáveis como a necessidade nutricional do indivíduo, de acordo com composição corporal e com o gasto energético do esporte praticado.

Antes do treino é importante alimentar-se de carboidratos e proteínas, principalmente carboidratos, esses atuam na regulação de açúcar no sangue e no nível de glicogênio dos músculos, que previnem a fadiga muscular. As proteínas ajudam a construir novos tecidos musculares, e também fornecem energia aos atletas. 
Muitos atletas treinam durante o horário do almoço, o que se faz necessário organizar melhor a dieta. A alimentação antes do treino é muito importante para garantir a energia necessária. O ideal é almoçar depois do treino e fazer um pré treino 1 hora antes.
Para os dias de competição Marcelo alerta sobre a importância de comer de 3 em 3 horas, e dá preferências aos carboidratos de fácil digestão e moderado índice glicemico, assim como evitar gorduras e fibras. Para o atleta em treinamento, uma dieta com quantidade adequada de fibras ajuda a manter o funcionamento regular do intestino. A ingestão de fibras no dia da competição é diferente. Por definição, as fibras não são digeríveis, portanto toda a fibra ingerida passa necessariamente pelo trato intestinal. 

Mesmo com alimentação balanceada os atletas, não conseguem absorver diariamente todos os nutrientes necessários para o melhor funcionamento do corpo,  por este motivo em alguns momentos se torna necessário o uso de suplementos nutricionais, que tem por objetivo complementam a alimentação.
Atletas de alto nível fazem uso constante de suplementos, pois desta forma conseguem resultados ainda melhores em seus treinos. O uso dos suplementos devem ser recomendados por nutricionistas, para que desta forma os objetivos possam ser alcançados, mas atenção: poucos suplementos são eficientes, a maioria tem muito marketing. Atente-se para: a creatina, beta alanina, omega 3 e multivitaminico.
Cuidando devidamente da alimentação, o atleta ou esportista conseguirá não só manter a sua saúde, mas também preservar sua composição corporal, favorecer o funcionamento das vias metabólicas associadas ao jiu-jitsu, permitir o armazenamento de energia (glicogênio muscular) retardando a fadiga pelo aumento da resistência ao exercício, contribuir para incremento da massa muscular (hipertrofia) e auxiliar na recuperação de lesões ou traumas eventualmente provocados pelo exercício.
OSS
Converse com que sabe:
Marcelo Lacerda (Nutricionista Esportivo)
Facebook: https://www.facebook.com/marcelo.lacerda.75

Nenhum comentário:

Postar um comentário