quinta-feira, 26 de novembro de 2015

O TEMIDO EXAME DE FAIXA

Vestibular, provas finais, enem, exame de faixas, essas são algumas avaliações de tirar o sono de quem vai fazer. Isso acontece por serem avaliações decisivas na vida do ser humano, considerada mudança de etapa, evolução, novos desafios, então emocionalmente o organismo é afetado, afinal, ninguém quer ficar para trás. Não diferentes das demais avaliações, o exame de faixa você deve ir psicologicamente tranquilo, fisicamente preparado e tecnicamente engatilhado!


Mestre Guilherme Santos e Thiago Maia avaliando
Existem duas formas do atleta de jiu-jitsu ser graduado: por mérito competitivo ou por exame de faixas. O primeiro o atleta é condecorado com a faixa a partir da conquista de uma competição importante, já a segunda forma é realizado uma avaliação para medir o grau de conhecimento e preparo físico dos praticantes. Vale ressaltar que para estar apto a receber a faixa, é necessário que o praticante tenha o tempo de faixa mínimo exigido, de acordo com o sistema de graduação da CBJJ (clique aqui).

A nova faixa significa uma nova etapa no esporte, novos aprendizados e a evolução. E esse momento deve ser avaliado tanto a maturidade do atleta quanto as técnicas aplicadas.

Cada academia e equipe tem sua forma de realizar o exame de faixas, mas 3 critérios básicos devem ser exigidos: o conhecimento teórico: esse ponto é avaliado através de prova, conhecimento sobre: regras, graduação, história do jiu-jitsu no brasil e no mundo, história da equipe; conhecimento prático: avaliação de: fundamentos, projeções/quedas, arte de cair, defesa pessoal, ataques (na guarda e na montada), raspagens, passagens, costas, essa etapa da avaliação a quantidade de posições exigidas variam de acordo com a faixa. O preparo físico é outro ponto que deve ser avaliado. 

Muitas pessoas ficam aflitas durante o período pré-exame e na avaliação, porém o que deve ser lembrado é que: este é o momento de mostrar todo o aprendizado adquirido durante as aulas. O Exame torna-se importante pois fixa as posições na memória do praticante, é o momento onde ele formatará o seu portefólio de posições de ataques e defesas dependendo do seu estilo: guardeiro ou passador. 

Algumas dicas são importantes para esse dia:
Exame de faixa Nova União Ceará

  • procure estudar dias antes da avaliação, relembrar as posições, refazendo-as, é uma forma de fixar e "engatilhar" as que serão avaliadas.
  • observe os detalhes, estude a técnica, procure executar passo a passo.
  • apresente um portfólio de posições simples e eficientes, não crie super posições, os examinadores buscam saber as posições eficientes, não extraordinária, afinal eles estão avaliando lutadores, não malabaristas
  • mantenha-se concentrado e atendo durante toda a avaliação, o foco é no seu exame não no desempenho dos seus companheiros.
  • alimente-se de maneira leve, geralmente os exames de faixas duram horas.
  • hidrate-se e reponha as energias durante o exame, é importante o corpo estar 100%.

A nova etapa deve trazer consigo maturidade e fortalecimento dos valores da arte suave, é importante que o praticante tenha sempre em mente, que para evoluir é necessário ser sempre um faixa branca, disposto a aprender, humilde para aceitar os erros e com vontade de crescer.

OSS

Nenhum comentário:

Postar um comentário